Alternativas para a PROVA de vida no INSS - Aposentados e Pensionistas
- RibeiroJuniorADV

- 19 de set. de 2019
- 1 min de leitura
Atualizado: 23 de set. de 2019
A resolução 677/2019 do INSS traz algumas novidades em relação a prova de vida que aposentados e pensionistas devem fazer anualmente para continuar recebendo seus benefícios previdenciários.
A fé de vida a cada doze meses que os beneficiários precisam realizar para a manutenção da aposentadoria ou pensão, poderá ser feita mediante agendamento de horário na agência do INSS ou na residência com visita de servidores do órgão.
Para a realização da prova de vida presencial em uma agência previdenciária, basta ter mais de 60 anos e agendar pelo telefone 135 ou outros canais do INSS.
Já para fazer a prova de vida em casa ou em outro local por visita de funcionário do INSS, chamada pesquisa externa, o beneficiário deve ser maior de oitenta anos ou possuir dificuldades físicas para locomoção até o posto da previdência. Neste caso, além do agendamento é necessário ainda que um interessado se dirija ao órgão para apresentar atestado ou declaração médica comprovando as dificuldades do beneficiário em se locomover.

A Febraban, por sua vez, informou que os bancos continuarão a realizar a prova de vida dos beneficiários INSS nas agencias bancárias, da mesma forma – mesmo após estas alternativas dadas pela resolução 677/2019.
A resolução traz também em seu texto possibilidade de a prova de vida ser mediante procurador ou representante legal.
Gostou? Compartilha. Tem dúvidas ou sugestões para o próximo tema? Manda no chat ou nos comentários!
Fonte Resolução 677/2019 - INSS





Olá ! Obrigado pela leitura e comentário ! ❤️ Compartilha para chegar a informação em outras pessoas !
Gostei, para facilitar mais a vida dos que são totalmente dependente